Prezados colegas da área de Literatura, Livro e Leitura do Ceará,

Nós, do comitê gestor do FLLLEC, convidamos todos vocês a participarem da próxima Assembleia do Fórum de Literatura, Livro e Leitura do Ceará, a realizar-se na X Bienal Internacional do Livro do Ceará, para garantir a nossa participação, elegendo dois representantes, um para o Conselho Municipal de Política Cultural e um para o Conselho Estadual da Cultura, assim como nos mobilizarmos para participar na elaboração dos Planos Municipal e Estadual de Cultura (e, por conseguinte, na criação dos planos do nosso setor).

Na ocasião, contaremos com a presença de representantes da SECULT e SECULTFOR que esclarecerão as dúvidas sobre esses temas e discutiremos a escolha dos representantes para o conselho municipal e conselho estadual de cultura, para as vagas da linguagem artística Literatura.

A sua presença é fundamental! Compareça! Divulgue para todos os seus contatos do setor!

As pessoas relacionadas à área de Literatura, Livro e Leitura precisam opinar e eleger seus representantes para os conselhos que discutem as políticas públicas de cultura do município e do nosso Estado.

Abaixo enviamos: a programação do encontro do FLLLEC na BIenal; as diretrizes da SECULT para a escolha do representantes para o conselho estadual; e as diretrizes da SECULTFOR para a escolha do representantes para o conselho municipal. Leia, informe-se e participe conosco desse debate.

Atenciosamente,
Fórum de Literatura, Leitura e Literatura do Estado do Ceará- FLLLEC
http://www.forumdeliteraturace.wordpress.com
Comitê Gestor
Mileide Flores – 9964.2221
Cleudene Aragão – 9619.0209
Kelsen Bravos – 9937.6504

PROGRAMAÇÃO DO FLLLEC NA BIENAL

Sala 1 Policarpo Estouro (Álvaro Martins) | Mezanino 2 |
11.11.2012 (Domingo)

|14h30 – 17h30| Encontro | Fórum de Literatura, Livro e Leitura do Ceará | FLLLEC |

|14h30 – 15h30| Debate |
Tema: Conselho Municipal de Política Cultural e Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura
Convidados: Urik Paiva (SECULTFOR); Kelsen Bravos (FLLLEC) e Cleudene Aragão
Mediação: Kelsen Bravos (FLLLEC)
|15h30– 16h30| Debate |
Tema: Conselho Estadual de Cultura e Plano Estadual do Livro Leitura e Literatura
Convidados: Eduardo Fideles (SECULT/CE), Mileide Flores (FLLLEC) e Cleudene Aragão (FLLLEC)
Mediação: Kelsen Bravos (FLLLEC)

|16h30- 17h30| Assembleia do FLLLEC |
Para escolha de representantes para Conselho Municipal de Cultura

|17h30- 18h30| Assembleia do FLLLEC |
Para escolha de representantes para Conselho e Estadual

INFORMAÇÕES SOBRE PLANO ESTADUAL E CONSELHO ESTADUAL

Para se candidatar e concorrer às dez vagas de membros temporários ao CEC, as entidades deverão indicar 01 (um) representante escolhido em Assembléia Geral especialmente convocada para este fim, enviando à secretaria toda a documentação abaixo especificada em envelope sinalizado “ELEIÇÃO PARA MEMBROS TEMPORÁRIOS DO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA- CEC”, até 12 de novembro de 2012:

1- Lista com o nome e contato do representante indicado pela entidade;
2- Currículo do Indicado;
3- Ata da Assembléia que o elegeu;
4- Cópia do Estatuto da entidade;
5- Cópia do Currículo da Entidade;
5- Ofício endereçado ao Secretário da Cultura, solicitando assento no CEC.
6- Cópia do Cadastro da entidade no SINF;

Os Candidatos às vagas que representam os segmentos culturais serão escolhidos entre aqueles indicados pelas entidades (para votar e ser votado) cujos atos constitutivos evidenciem a linguagem de interesse. Visitar a página da SECULT, para obter maiores informações http://www.secult.ce.gov.br/noticias/conselho-estadual-de-cultura-abre-inscricao

Estaremos visitando os fóruns de linguagem para sensibilizar a todos sobre o processo de Eleição para membros temporários do Conselho Estadual de Cultura- CEC”,

Aguardo seu posicionamento,

Sheila Fernandes
Produtora Cultural
8723.4800
INFORMAÇÕES SOBRE PLANO MUNICIPAL E CONSELHO MUNICIPAL

Conselho e Plano em mês decisivo

Consulta pública para o Plano Municipal de Cultura e cadastramento para eleições do Conselho Municipal de Política Cultural se encerram na última semana de novembro de 2012.

Novembro é um mês decisivo para a redação final e colaborativa do Plano Municipal de Cultura. E também para a definição dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Política Cultural, instituído em 2010. Todo esse processo decisório passa pelo site mapeamentofortaleza.org.br, plataforma digital criada pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) para agregar os domínios do Sistema Municipal de Cultura. Vale, portanto, agendar: dia 26 é o último dia para cadastramento virtual e engajamento em um dos Fóruns Permanentes de Cultura, condição sine qua non tanto para quem pretende se candidatar a membro do Conselho, como também para pretensos eleitores. Na mesma semana, dia 30, é o prazo limite para quem também deseja dar alguma contribuição on line para ajustar e redimensionar metas e ações que constarão no Plano Municipal de Cultura, uma peça de planejamento estratégico que servirá de base legal para a gestão de políticas públicas de cultura em Fortaleza ao longo dos próximos dez anos.
Elaboradas a partir de propostas oriundas das quatro Conferências Municipais de Cultura, realizadas entre 2005 e 2011, as metas e ações do Plano estão disponíveis por todo o mês para consulta pública. A participação do poder público, da sociedade civil e, particularmente, do segmento artístico no processo de sua redação final diz sobre o cumprimento de mais uma etapa de consolidação do Sistema Municipal de Cultura, instância desencadeadora da primeira Secretaria de Cultura de Fortaleza, em 2007; do também pioneiro Conselho Municipal de Política Cultural, empossado em 2010; e da aprovação do Sistema Municipal de Fomento à Cultura, em abril de 2012, onde constam o Fundo Municipal de Cultura e outras regras de financiamento específico para a área. De forma interligada e complementar, esse conjunto de ações propicia as condições institucionais necessárias para o desenvolvimento da cultura e o controle social de programas, projetos e ações afins.
Até o final do ano, a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) tem como desafio deixar esse sólido legado para a cidade, constituindo assim uma política de Estado para o segmento cultural, ou seja, uma base legal de pactuação e sustentabilidade que vigora para além dos mandatos temporários dos governos vindouros. Como pilar dessa nova cultura política, o Plano deve seguir para aprovação final junto à Câmara Municipal no início de dezembro. Nesse ínterim, disponibilizado em rede para consulta pública, a peça será alterada a partir das sugestões, comentários e inserções dos mais diferentes atores sociais atuantes na área cultural, reafirmando a ideia da cultura como um direito do cidadão.
Para propor alterações e tecer comentários é bastante simples e não precisa de cadastro. Basta acessar o endereço eletrônico e clicar em “Participe”. Em seguida, o usuário será redirecionado para uma nova página na qual se encontram disponíveis todas as etapas do Plano. Após escolher qual etapa deseja analisar, o usuário poderá deixar sua contribuição no espaço “Comentário”.
De 04 a 14 de dezembro também teremos as eleições para os mais novos representantes do Conselho Municipal de Política Cultural, todos eles indicados e legitimados por seus respectivos Fóruns Permanentes. E como o próprio nome indica, é em diálogo com esse fóruns que os novos conselheiros vão fazer jus ao trabalho de seus antecessores, parceiros imprescindíveis do poder público municipal na formulação e acompanhamento de uma política pública para a cultura marcada pela diversidade cultural e pela democratização dos meios de produção, difusão e financiamento.
:: Serviço
Consulta pública para o Plano Municipal de Cultura e cadastramento para eleições do Conselho Municipal de Política Cultural. Até a última semana de novembro de 2012. http://mapeamentofortaleza.org.br
::Mais informações
Assessoria de Comunicação da Secultfor: (85) 3105.1386/8899.8703/8899.8705

Fórum de Literatura, Leitura e Literatura do Estado do Ceará- FLLLEC
http://www.forumdeliteraturace.wordpress.com
Comitê Gestor
Mileide Flores – 9964.2221
Cleudene Aragão – 9619.0209
Kelsen Bravos – 9622.5777

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s