Clique para AmpliarA ex-secretária da Cultura do Ceará Cláudia Leitão passa a integrar equipe do MinC

22/1/2011

Em nota oficial, o MinC divulga equipe da nova ministra, Ana de Hollanda. Dois cearenses estão entre eles

Ex-secretária da Cultura do Ceará, Cláudia Leitão foi nomeada para a comandar a recém-criada Secretaria da Economia Criativa, no Ministério da Cultura (Minc). A lista dos escolhidos para a equipe da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, foi divulgada ontem. Ao todo, são 14 cargos.

No governo da presidenta Dilma Rousseff, o MinC passa por duas mudanças estruturais. Uma é a criação de uma Secretaria da Economia Criativa. “Não é possível ignorar, neste início do século XXI, a importância da economia da cultura para a construção de uma nação desenvolvida. Por isso, decidimos criar uma estrutura que possa pensar todas as potencialidades desta área no Brasil”, afirma a ministra Ana de Hollanda.

A segunda alteração é a unificação das atuais Secretaria de Cidadania Cultural e Secretaria da Identidade e Diversidade na nova Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. “A nova secretaria terá áreas específicas para cuidar de cada tema, mas ganhará em eficiência por meio da integração das políticas voltadas ao cidadão”, explica a ministra.

Cláudia Leitão é Doutora em Sociologia pela Université de Paris V e professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde lidera o Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas e Indústrias Criativas. Foi Secretária da Cultura do Estado do Ceará entre 2003 a 2006. Sobre o novo desafio, ela destaca sua gratidão e a imensa responsabilidade que vem com o cargo.

“É uma honra fazer parte da equipe de Ana de Hollanda e do governo de Dilma. Estou muito feliz, porque é um reconhecimento ao nosso trabalho na secretaria de Cultura do Ceará. Trata-se de uma grande responsabilidade, espero fazer um bom trabalho e também atender às expectativas do Ceará”, revela Leitão. A professora destaca ainda a relevância da nova secretaria do MinC. “É algo muito interessante. Fico imaginando como ela dialogará com outras pastas”.

Outro cearense a ocupar um cargo no MinC é Henilton Menezes, que permanece no cargo de secretário de Fomento e Incentivo à Cultura. Menezes é produtor cultural e consultor para elaboração de projetos. Foi gerente da área de cultura do Banco do Nordeste, sendo responsável pela criação e desenvolvimento do Programa BNB de Cultura, edital de patrocínios culturais e pela instalação da rede de centros culturais da estatal. É secretário de Fomento e Incentivo à Cultura desde o início de 2010.(AM)

ADRIANA MARTINS
REPÓRTER

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s