A 3ª edição do Anuário Nacional de Livrarias foi apresentada durante a 20ª Convenção Nacional de Livrarias. Desenvolvido e coordenado pela Associação Nacional de Livrarias (ANL), conta com o apoio da Câmara Brasileira de Livros (CBL); e do Centro Regional para o Fomento ao livro na América Latina e Caribe (CERLALC); da UNESCO; e da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

O projeto oferece uma completa listagem de mais de 3.800 pontos de vendas de livros em todo o país, organizada por regiões geográficas, municípios e estados – por ordem alfabética. Uma importante ferramenta facilitadora no contato com o mercado livreiro e para os departamentos de vendas e marketing das editoras e distribuidoras de todo o Brasil. O principal objetivo do Anuário é oferecer para o mercado editorial endereços onde se vendem livros no Brasil e montar um completo banco de dados.

Cada vez mais completo — único oficial do setor —, tem se aprimorado a cada edição. Finalmente, nosso setor tem em mãos quantas livrarias, de fato, existem no Brasil e principalmente onde elas estão localizadas. Esta importante ferramenta de trabalho será de grande valia para a relação entre os pares do segmento editorial e livreiro de nosso país. Entregamos ao mercado do livro a 3ª edição do Anuário Nacional de Livraria®, esperando contribuir de maneira significativa aos nossos pares.”, revela Vitor Tavares, presidente da ANL.

O Anuário traz, também, o Diagnóstico do Setor Livreiro 2009, que demonstra — comparativamente ao diagnóstico anterior, realizado em 2006 — que menos livrarias brasileiras trabalham com o livro didático; o e-commerce está cada vez mais presente e começa a avançar na participação do faturamento; e persiste a tendência de centralização das livrarias em grandes centros. Estas tendências já eram esperadas. E há mais novidades, não tão positivas, como o fechamento de um grande número de pontos de vendas no Brasil, principalmente devido à concorrência predatória, uma crescente abusiva no segmento.

Colaboram com o banco de dados da ANL, as seguintes entidades: AEL – Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro; Associação dos Lojistas Leitura; Câmara Mineira do Livro; Câmara Rio-Grandense do Livro; CCL – Câmara Catarinense do Livros; Sindilivros – Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Estado do Ceará; e as Livrarias: Casa Cultural Saber e Ler; Livraria e Distribuidora Multicampi; Livraria Feira do Livro; Livraria Loyola; Livraria Pedagógica Paulista; Livraria Veredas e Potylivros.

Fonte: www.anl.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s