Fundo Pró-Leitura I
Após reunião com editoras, distribuidoras e livrarias, os ministérios da Cultura e da Educação comunicaram que o governo federal encaminhará ao Congresso Nacional, ainda este ano, Projeto de Lei que cria o Fundo Pró-Leitura. O encontrou aconteceu em Brasília no último dia 24 de novembro. O PL prevê que a gestão do Pró-Leitura será compartilhada por seis representantes da cadeia produtiva, dois representantes da cadeia criativa do livro, dois representantes da cadeia mediadora da leitura e seis representantes do Governo Federal (MinC e MEC).

Fundo Pró-Leitura II
Segundo o Blog Pró-Leitura, trata-se de um fundo de recursos financeiros, “composto por dinheiro do orçamento do Governo Federal e pela contribuição das editoras beneficiadas com a alíquota zero do PIS e da Cofins, e que será usado para ampliar o acesso de 77 milhões brasileiros à leitura”. O Fundo também irá financiar programas voltados para o acesso ao livro, formação de leitores e para criar incentivos que barateiem o custo de produção e distribuição em todo o país.

Fundo Pró-Leitura III
Segundo Silvana Meireles, secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, “o Fundo Pró-Leitura propiciará a execução de programas que permitirão aos 30 milhões de consumidores, que chegaram recentemente ao mercado, terem o livro em sua cesta básica de consumo. E para Fabiano dos Santos, diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério, “o Fundo tem que ser visto como um investimento estratégico para o próprio setor”, pois visa financiar ações que voltarão diretamente para o fomento da economia do livro.

Fonte: Boletim PNLL n 184

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s