liraneto2Lira Neto, 45 anos, jornalista e escritor. Nasceu em Fortaleza (CE) e atualmente vive em São Paulo (SP).  

Apesar de tornar-se conhecido como biógrafo, o autor começou  publicando”poesia marginal”, no início da década de 80. São desta época uma série de folhetos xerocados e mimeografados de sua autoria, como Gamões & Fliperamas, Roteiro dos Círculos e Girassol Marginal.

No curriculum as formaturas em Filosofia, Letras e Jornalismo.  Muita gente não sabe, mas o Lira  fez  o Ensino Médio na antiga Escola Técnica Federal do Ceará, atual Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET-CE), cursou Estradas e obteve o diploma de técnico em Topografia. Porém, nunca exerceu a profissão!

Foi o jornalismo quem o conquistou e ele tomou por profissão de batente. Iniciou como revisor do Diário do Nordeste (Fortaleza – CE) e  depois  no jornal O Povo,  atuou como repórter especial, editor de cultura e ombudsman. Largou esta profissão, embora colabore constantemente com matérias e artigos em revistas de circulação nacional.

Hoje, especialista em biografias comemora títulos e novas publicações. Em 2007 foi agraciado com o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria melhor biografia do ano, pelo livro O inimigo do Rei: Uma biografia de José de Alencar ou a mirabolante aventura de um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil (Editora Globo). O extenso subtítulo da obra é uma referência à estética do folhetim do século XIX.

Livros de Lira Neto

 Maysa: Só numa multidão de amores (Editora Globo, 2007) – Biografia da cantora Maysa Matarazzo, um dos maiores nomes da música popular brasileira, ícone das canções de “fossa” e uma das pioneiras da bossa nova. O livro mostra toda a trajetória pessoal e profissional da artista, a cujo acervo (diários, correspondência, bilhetes, álbuns de recortes etc) o autor teve livre acesso, pelas mãos do filho da biografada, Jayme Monjardim.

 O Inimigo do Rei: Uma biografia de José de Alencar (Editora Globo, 2006) – Biografia do escritor, jornalista e político brasileiro José de Alencar, autor de obras-primas do Romantismo como O Guarani, Iracema e Lucíola. Baseada em documentos inéditos ou pouco visitados pela historiografia, a obra mostra um lado menos conhecido do famoso escritor romântico: o de mordaz polemista.

 Castello: A marcha para a ditadura (Contexto, 2004) – Biografia do ex-presidente Humberto de Alencar Castello Branco, o primeiro dos generais a assumir o poder após o movimento militar deflagrado em 1964. Baseado em documentos do período, o livro mostra como um general que sempre trabalhou nos bastidores da caserna conseguiu aglutinar em torno de seu nome um expressivo grupo de empresários, ruralistas e militares para chegar à presidência após derrubar o então presidente João Goulart, constitucionalmente eleito.

 A herança de Sísifo: Da arte de carregar pedras como ombudsman na imprensa (EDR, 2000) – Relato da experiência do autor como ombudsman do jornal cearense O Povo. O livro discute uma série de questões éticas relacionadas ao exercício do jornalismo.

 O poder e a peste: A vida de Rodolfo Teófilo (EDR, 1999) – Biografia do escritor, farmacêutico e pioneiro da saúde pública Rodolfo Teófilo, personagem histórico que, na virada do século XIX para o século XX, enfrentou a grande epidemia de varíola que vitimou um quinto da população da capital cearense.

Com informações do  Blog do Lira  e Wikipédia 

Ele é um dos palestrantes do Seminário do FLEC – Do Autor ao Leitor: Caminhos da Literatura, do Livro e da Leitura no Estado do Ceará, que acontece nos dias 24 e 25 de Setembro, Em Fortaleza. O autor irá falar sobre a experiência e o desafio de transpor barreiras e hoje fazer sucesso no mercado editorial brasileiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s